Principais conclusões ✍️
💫 É desafiador definir as tendências no mundo dos tokens. No entanto, assim que elas surgem, podem ter um impacto significativo no mercado.
💫 Atualmente, algumas das tendências predominantes no espaço incluem DeFi, Camada 2, IA e comunicação entre cadeias.
💫 Nossa coleção “As próximas grandes tendências” destaca vários nichos que podem se tornar relevantes no futuro da tokenização.
O mundo dos tokens é um ecossistema em constante evolução, que rapidamente se adapta às inovações. Às vezes, porém, as maiores tendências surgem do nada, pegando todo mundo de surpresa. Quem poderia prever a revolução das finanças descentralizadas em 2020 ou a explosão dos NFTs em 2021?
Mas, mesmo sendo difícil fazer previsões, algumas das tendências mais populares que vemos hoje podem mesmo vir a moldar o futuro dos tokens. Se você tem curiosidade sobre o que o futuro reserva para esse universo fascinante, temos uma Coleção de tokens incrível que você vai querer explorar. Continue lendo para saber mais.
Atenção: Investir em criptoativos envolve assumir riscos. Devido à natureza volátil do mercado cripto, os investidores podem estar sujeitos a perder seus fundos quando compram tokens. Os retornos dos investimentos em criptoativos não são garantidos, portanto usuários do nosso aplicativo devem estar sempre cientes dos riscos.
Como surgiram as tendências no universo dos tokens 🌱
Historicamente, o mundo das criptomoedas passa tanto por períodos de grande crescimento como também de grandes quedas. Este padrão cíclico do mercado acaba atraindo novos usuários quando os preços sobem e os expulsa quando caem.
O Bitcoin, a criptomoeda mais conhecida do mundo, é a grande força por trás desse padrão. Aproximadamente a cada quatro anos, após eventos chamados “halvings” – quando a quantidade de Bitcoin paga aos mineradores é reduzida pela metade – existe uma onda para entrar no Bitcoin e cada uma delas é maior que a anterior.
Mas o mundo das criptomoedas não é apenas Bitcoin. A Ethereum liderou a recuperação do mercado em 2017 e inspirou muitos projetos a lançar seus próprios tokens por meio de vendas de Initial Coin Offering (um tipo de financiamento que coloca tokens à venda por valores mais baixos). O boom de ICO começou quando os projetos descobriram que podiam receber financiamento em ETH. No entanto, a maioria deles não sobreviveu quando o mercado caiu em 2018.
Desde então, a Ethereum se tornou a protagonista de duas das maiores tendências das criptomoedas: as DeFi e os NFTs. Em 2020, a Ethereum viu um grande aumento na atividade das finanças descentralizadas, graças ao surgimento do “yield farming”. Isso criou um frenesim no mercado que viu as DeFi dominando esse universo por quase um ano.
Houve um crescimento exponencial no valor total bloqueado em projetos de DeFi entre 2020 e 2021 (Fonte: Defi Llama)
O boom dos NFTs 💥
O mundo das criptomoedas está em constante evolução e, em 2021, os NFTs ganharam destaque na Ethereum. Vários fatores contribuíram para essa tendência como a entrada de celebridades e músicos no mercado, uma venda histórica de um NFT por US$ 69 milhões na Christie’s e uma corrida para entrar no mercado cripto em todo o mundo. Embora a Ethereum seja o principal hub para NFTs, outras redes, como a Solana, também se beneficiaram do crescente interesse nessa tecnologia.
Outra tendência que impactou as criptomoedas nos últimos anos foi a “Camada 1 alternativa”. Ela permtiu que concorrentes da Ethereum, como a Avalanche e a Solana, crescessem em popularidade. Embora tenham sido poucos os que previram essas tendências, havia claros sinais de que isso iria acontecer desde o início.
Este é um mercado imprevisível. Mas há várias tendências que podem impactar o ecossistema de tokens no futuro e mudar a forma como interagimos com ele. Algumas dessas tendências podem demorar mais para se consolidar, mas todas prometem mudanças significativas.
Possibilidades que nos esperam no futuro 🔮
O ecossistema de tokens tem tido um crescimento enorme nos últimos anos. Mas ainda há ainda muito mais por descobrir neste espaço.
Embora as finanças descentralizadas tenham explodido em 2020, elas atraíram apenas um pequeno grupo de usuários. O seu potencial para mudar o mundo é enorme, especialmente se mais instituições e grandes players das finanças tradicionais começarem a adotar essa tecnologia.
Enquanto a Ethereum continua a ser o coração do ecossistema dos tokens, ela enfrenta o grande desafio da escalabilidade. Contudo, o surgimento da Camada 2 e outras soluções de dimensionamento podem ajudar a definir o futuro deste ecossistema em constante mudança.
A ascensão da competição da Ethereum ⛓️
Embora a Ethereum tenha um lugar de destaque no ecossistema dos tokens, o boom de 2021 mostrou que ela tem uma competição feroz. Projetos como a Solana e a Avalanche cresceram e atraíram comunidades dinâmicas com seus próprios ecossistemas de DeFi e NFT. À medida que as criptomoedas evoluem, as redes “alternativas da Camada 1” podem continuar a criar comunidades e a roubar a fatia do mercado que atualmente pertence à Ethereum.
Juntamente com a evolução das redes de “Camada 1 alternativa”, as inovações de cadeia cruzada também parecem destinadas a crescer. Hoje, existem muitas blockchains diferentes servindo propósitos semelhantes. No entanto, é difícil conectá-las. Isto significa que, se alguém tiver um NFT na Solana, não poderá movê-lo facilmente para a Ethereum. Por isso, a comunicação entre cadeias deve se tornar uma tendência importante no ecossistema de tokens à medida que surgem cada vez mais projetos de cadeia cruzada que procuram resolver essa dificuldade.
Decentraland é hoje um dos jogos do Metaverso mais populares do ecossistema de tokens (Fonte: Decentraland)
Todo o entusiasmo em volta de NFTs, como o Bored Ape Yacht Club em 2021, mostrou como o espaço poderia mudar à medida que os cripto games, Web3 e Metaverso ganham popularidade.
Até agora, os NFTs assumiram principalmente a forma de arte digital e imagens de “avatares”. Mas, no futuro, eles podem ser omnipresentes como ativos em jogos de blockchain. Até agora, os cripto games cresceram por serem um caso de uso para o Metaverso. Mas o Metaverso também mudará drasticamente a maneira como interagimos com blockchains e a Internet.
As próximas grandes tendências 💫
A Coleção “As próximas grandes tendências” destaca algumas das principais inovações tecnológicas que podem moldar o futuro do ecossistema de tokens.
Em homenagem às DeFi, essa Coleção inclui dois dos principais projetos do espaço – Aave e Uniswap.
Ela também destaca o Optimism e o StarkNet. Estes dois projetos de rollup de Camada 2 estão focados em ajudar a Ethereum a atingir 1 bilhão de usuários.
A Coleção “As próximas grandes tendências” também prevê um potencial aumento para o ecossistema da Solana, apresentando o token nativo deste projeto de Camada 1 de alta velocidade.
Nela, você também irá encontrar vários projetos promissores de interoperabilidade entre cadeias como o Stargate, Cosmos e Polkadot. Também inclui a principal corretora descentralizada do Cosmos, a Osmosis.
Os cripto games e o Metaverso mudarão drasticamente o ecossistema de tokens. Por isso, essa Coleção destaca os principais projetos do Metaverso: The Sandbox, Decentraland, ApeCoin e Star Atlas.
“As próximas grandes tendências” também analisa para onde o câmbio de tokens de criptomoedas pode ir no futuro, adicionando a corretora descentralizada de rápido crescimento GMX, bem como a promissora corretora com zero taxas, WOO.
O interesse pela IA aumentou recentemente, graças a produtos como o ChatGPT, e o espaço parece destinado a crescer exponencialmente nos próximos anos. Por isso, essa Coleção também inclui Fetch e Ocean Protocol, dois projetos focados em IA que utilizam a blockchain para criar um mundo digital interconectado.
Finalmente, a Coleção inclui vários projetos que podem se tornar forças disruptivas na Web3. Eles incluem a plataforma de streaming de música Web3 Audius e o pioneiro de tokens sociais esportivos, Chiliz.
Descubra mais 👀
Encontrar as novas tendências que surgem no universo cripto pode parecer um desafio hercúleo, dada a vasta quantidade de projetos que existem e a velocidade vertiginosa com que o setor evolui.
No entanto, com as ferramentas certas, acesso a informações precisas e uma análise atenta do funcionamento atual do ecossistema, é possível identificar quais rumos que este ecossistema pode tomar no futuro. E é exatamente por isso que criamos a Coleção “As próximas grandes tendências”.
Quer descobrir mais sobre os principais projetos por trás das inovações mais relevantes? Então, corra para o aplicativo da token.com e conheça os projetos que acreditamos que vão moldar o futuro do setor. Saiba mais sobre a token.com aqui.