Principais conclusões ✍️
✨ A Ethereum lançará sua tão esperada atualização Shapella em 12 de Abril.
✨ Shapella permitirá resgates de ETH bloqueados pela primeira vez.
✨ Embora haja alguma divisão sobre como a Shapella pode impactar o mercado, ela é um marco importante para a principal blockchain de contratos inteligentes.
A Ethereum está prestes a dar um grande passo rumo ao futuro. No dia 12 de Abril, a principal blockchain de contratos inteligentes do mundo irá lançar uma dupla atualização incrível e revolucionária, apelidada de Shapella. Essa hard fork trará várias mudanças à rede e uma delas consiste na possibilidade de resgatar ETH bloqueados.
Isso pode ter um grande impacto não só na Ethereum, mas também em todo o ecossistema de tokens. Se você está animado para saber mais sobre essa atualização histórica, continue lendo. Vamos te contar tudo o que precisa saber.
Atenção: Investir em criptoativos envolve assumir riscos. Devido à natureza volátil do mercado cripto, os investidores podem estar sujeitos a perder seus fundos quando compram tokens. Os retornos dos investimentos em criptoativos não são garantidos, portanto usuários do nosso aplicativo devem estar sempre cientes dos riscos.
Explicando a atualização Shapella da Ethereum 👌
Shapella é a atualização hard fork composta por duas partes igualmente importantes: Shanghai e Capella.
Shanghai irá atualizar a camada de execução, responsável por processar todas as transações que ocorrem na Ethereum. Já a Capella irá trabalhar na camada de consenso, que executa o mecanismo Proof-of-Stake da rede.
Nota: Um hard fork é um tipo de atualização que implica grandes mudanças a uma blockchain. Por outro lado, um soft fork implica a adição de novas funcionalidades sem alterar as regras da blockchain.💡
A atualização Shapella promete trazer algumas mudanças bem interessantes. A mais notável delas é que agora será possível resgatar ETH bloqueados. Isso é uma ótima notícia para quem investiu na plataforma. Para entender melhor essa atualização, vamos dar uma olhada na história recente da Ethereum.
Em dezembro de 2020, a Ethereum lançou uma cadeia chamada Beacon Chain, em preparação para a transição da rede de Proof-of-Work para Proof-of-Stake.

Depois disso, os usuários da plataforma puderam depositar ETH para proteger a rede sob Proof-of-Stake e ganhar recompensas de staking. Só que para fazer esse staking, era preciso bloquear o ETH, o que envolvia algum risco.
Mas agora, com a chegada da Shapella, isso vai mudar. Os usuários da Ethereum que depositaram ETH para proteger a rede poderão finalmente retirar seus ativos.
O seu potencial impacto no mercado 🤔
Atualmente, existem cerca de 18 milhões de ETH bloqueados na rede Ethereum, distribuídos por 562.000 validadores (cada validador faz um depósito de 32 ETH). Com o preço atual de mercado da ETH, isso representa a impressionante quantia de US$33 bilhões.

A Ethereum tem um limite de suprimento de aproximadamente 120 milhões de ETH e grande parte está atualmente bloqueada. Por isso, a comunidade está preocupada com a possibilidade de uma liquidação significativa, já que o ETH aumentou o seu valor desde o lançamento da Beacon Chain.
Mas a Ethereum está trabalhando para evitar uma reação forte do mercado e irá limitar as retiradas dos tokens bloqueados em cerca de 43.200 ETH por dia. Isso fará com que as retiradas sejam feitas de forma gradual e segura, reduzindo a possibilidade de uma queda abrupta no valor do ETH.
A Shapella poderá reduzir os riscos da rede? ⚠️
No entanto, alguns optam por ver o copo meio cheio e acreditam que a Ethereum está prestes a dar um salto gigantesco com a implementação da Shapella. Os devotos da Ethereum veem nessa atualização uma oportunidade de reduzir os riscos do The Merge e do staking do ETH. Isso poderá ter um impacto positivo tanto para a ETH quanto para a percepção que as pessoas têm da Ethereum.
Mas a Shapella é apenas o começo. A Ethereum tem um roteiro ambicioso que inclui o lançamento de mais funcionalidades, como o sharding. O sharding irá criar 64 novas cadeias que ajudarão a reduzir o congestionamento e a escalar a blockchain. Essa atualização é uma das principais no roteiro da Ethereum, preparando a rede para receber mais usuários e tornando-a ainda mais atraente para investidores.
Além disso, a Shapella realçou a importância dos projetos de staking líquido, como a Lido e o Rocket Pool. Esses projetos permitem que os usuários recebam tokens em troca de depósitos de ETH, gerando rendimento extra em seus ativos. Com a atualização da Ethereum, esses projetos de staking líquido podem se beneficiar ainda mais.
O futuro do ecossistema dos tokens 🔮
O futuro é incerto e o mercado de criptomoedas pode ser imprevisível, mas há indícios claros de que a Shapella poderá trazer benefícios significativos para a Ethereum, se tudo correr conforme o planejado. Como a Ethereum é o epicentro do ecossistema de tokens, é natural que a Shapella acabe por irradiar seus efeitos positivos para todo o mercado. Mas, seja qual for o desfecho, é indiscutível que a Shapella é uma atualização importante na trajetória da Ethereum.
Saiba mais 👀
Agora que você chegou ao final deste artigo, está mais bem preparado para entender como a Shapella poderá causar um grande impacto não só na Ethereum, mas em todo o ecossistema de tokens.
Se você quiser aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre a Ethereum, acesse agora o aplicativo da token.com. Lá, você poderá explorar nossas Coleções cuidadosamente selecionadas que abrangem tópicos como os Projetos notáveis da rede Ethereum e a Missão de Adoção em Massa da Ethereum.
Saiba mais sobre a token.com aqui.