Back

Vincule seu dinheiro ao dólar com a criptomoeda USDC

O seu poder de compra merece proteção contra o derretimento do valor do Real e a inflação galopante que vem afetando os brasileiros.

Para ter essa segurança, é importante vincular seu patrimônio a ativos fortes, que tendem a manter o valor ao longo do tempo – como o ouro e moedas fiduciárias de países com menor tendência de inflação (o dólar e o euro, por exemplo).

No caso da token.com, nós possibilitamos que você faça isso através de uma stablecoin, o USD Coin. Trata-se de um tipo de criptomoeda que consegue manter seu valor estável, porque tem como referência uma reserva segura de dólares americanos. 

Desenvolvido pela empresa de infraestrutura digital Circle, o USDC é lastreado em uma reserva de dólares, que é regularmente revisada pela Grant Thornton. Dessa forma, o token permite que você adquira um ativo de valor correspondente ao dólar sem precisar lidar com casas de câmbio ou com qualquer corretora.

Personagem humanóide baseado no token USDC com os braços esticados, em uma postura que transmite força. Ao redor dele, se espalham vários smartphones flutuantes que parecem estar indo em sua direção.

Como a stablecoin funciona?

Para cada unidade de USD Coin (USDC) comprada, a Circle compromete exatamente 1 dólar da sua reserva de valor, mantida em instituições financeiras reguladas pelos órgãos competentes dos Estados Unidos. 

A reserva de valor da stablecoin USDC é avaliada mensalmente pela multinacional Grant Thornton, o que cria mais uma camada de segurança para quem deseja adquirir esse token. 

Além disso, a Circle, que desenvolveu o USDC e é responsável pela emissão de novas unidades do ativo, é uma empresa regulada pelo governo americano, o que faz com que ela esteja sujeita a uma série de protocolos que ajudam a garantir a confiabilidade do token. 

Com um lastro fixo em fundos regulados, a Circle conseguiu manter a estabilidade de preço para o USDC desde que ele foi lançado, em 2018. Confira o gráfico:

Fonte: Coinmarketcap. Cotação do USDC em dólares americanos. O pico do USDC foi de US$1.04, e o valor mais baixo foi de US$0.97.

O resultado disso? Hoje, o USDC é uma das criptomoedas estáveis com maior capitalização no mercado, acumulando mais de 50 bilhões de dólares tokenizados, espalhados entre milhões de carteiras ao redor do mundo. 

Outro fator que foi muito relevante para que isso acontecesse é a versatilidade da blockchain vinculada à USDC, que pode ser conectada a diversas outras blockchains públicas, como a Ethereum, e portanto consegue participar das economias hospedadas nesses outros sistemas, fazendo a economia digital girar na velocidade da Internet. 

Estamos muito felizes em anunciar que, a partir do dia 01/08 iremos oferecer gradualmente essa importante criptomoeda para os nossos usuários. Quando você adquire USDC pelo app, o seu saldo passa a ser pareado com o dólar, e sempre que a moeda americana se valorizar, o seu saldo em reais também cresce.

Se você deseja adquirir USDC, é só instalar o app, finalizar o seu cadastro e fazer um depósito de qualquer valor via PIX ou TED. Depois que o seu primeiro depósito for concluído, você terá um saldo que representa a sua carteira de USDC – a partir daí, é só acompanhar o mercado e ver o seu dinheiro se valorizando de acordo com a cotação do dólar.

Para quem está querendo entrar no mundo das criptomoedas e DeFi e não sabe por onde começar, esta é definitivamente uma oportunidade que vale a pena ser considerada.

Tem alguma dúvida? Confira nossa seção de Perguntas Frequentes sobre USDC e o saldo vinculado em dólares clicando aqui.

Leave a Reply

This website stores cookies on your computer. Cookie Policy

%d bloggers like this: